Dicas de saúde para ajudar a proteger os olhos
Lentes de Contato pela primeira vez? Veja 10 dicas
11/02/2019

Dicas de saúde para ajudar a proteger os olhos

lentes de contato saude dos olhos lentes coloridas

lentes de contato saude dos olhos lentes coloridas

 

Os olhos são um dos órgãos mais importantes. Não só lhe permitem ver formas, profundidade e milhões de cores, como também, o ajudam a compreender os sinais de luz que mantêm o seu relógio biológico funcionando adequadamente. Os seus olhos também se encontram entre as partes mais vulneráveis do seu corpo e precisam da sua proteção para manter e melhorar a sua visão.

Apesar de provavelmente já saber que você tem que usar óculos de proteção em determinadas atividades, tais como carpintaria e paisagismo, existem outras formas de proteger os seus olhos e de mantê-los saudáveis todos os dias.


Proteger os seus olhos do sol

Assim como todas as fontes de energia, o sol fornece um apoio à vida essencial mas também pode provocar graves danos. A radiação ultravioleta (ou UV) transporta a maior parte dos perigos da luz solar, queimando a pele e os olhos e provocando danos a longo prazo quando desprotegidos.

Os raios UV do sol são um perigo claro e presente quando você está na praia num dia de sol, mas são igualmente nocivos nos dias nublados e com neve que reflete a luz para os seus olhos.

Para proteger os seus olhos dos danos provocados pelo sol e pelos raios UV:

  • Use óculos de sol de qualidade com proteção contra os raios UV no exterior;
  • Use um chapéu com uma aba larga e faça intervalos à sombra;
  • Nunca olhe diretamente para o sol, especialmente com binóculos ou durante um eclipse solar;

Proteger contra a fadiga ocular

Por vezes nós somos o maior perigo para os nossos olhos. Os olhos com excesso de trabalho têm tendência a problemas a curto e a longo prazo. Para ajudar a proteger a sua visão e a manter os olhos saudáveis, minimize o esforço.

  • Faça intervalos enquanto você está ao computador. Tente fazer um intervalo de 15 minutos longe do computador a cada duas horas e descanse os seus olhos a intervalos de vinte minutos olhando em redor da sala.

 

  • Ofereça a si próprio uma boa iluminação. Os seus olhos precisam de luz suficiente para ler e escrever, trabalhar no computador ou ver televisão. Quando há pouca luz ou está escuro os seus olhos trabalham mais do que o costume, causando fadiga.

 

  • Pisque frequentemente para refrescar e umedecer os seus olhos.

 

  • Escolha óculos e lentes apropriados. Se você usa óculos ou lentes de contato certifique com um oftalmologista de que a sua correção ainda está certa para os seus olhos.

 

  • Mantendo uma boa qualidade do ar. Deixe os olhos secos longe de você e melhore a sua visão utilizando um umidificador, mantendo temperaturas confortáveis e evitando o fumo e outros poluentes.

 

Seja esperto! Consulte o seu oftalmologista periodicamente e tenha cuidado com os seus olhos para mantê-los saudáveis. Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico e não se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu oftalmologista.

FONTE: Coopervision

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *