lentes de contato saude dos olhos lentes coloridas
Dicas de saúde para ajudar a proteger os olhos
03/12/2018
Mulher extrai o olho após mau uso de lentes de contato
25/06/2019

Lentes de Contato pela primeira vez? Veja 10 dicas

Realizar a mudança dos óculos tradicionais para as lentes de contato pode parecer empolgante, como também, pode parecer ao mesmo tempo uma tarefa assustadora. Assim, se pretende usar lentes de contato pela primeira vez, você pode se sentir intimidado.

Afinal, você está lidando com o seu sentido mais valioso e importante: a visão.

Embora as lentes de contato tenham se mostrado seguras com o uso adequado, é essencial entender como usá-las de maneira responsável. Infecção e danos aos olhos podem ocorrer devido a cuidado inadequado.

Se você é novo no mundo das lentes de contato, então você precisa ler isso. Estamos sugerindo 10 dicas obrigatórias para garantir que suas lentes de contato sejam seguras, confiáveis ​​e confortáveis.

No final das contas, é sempre melhor prevenir do que remediar!

1 – Mantenha a calma

Sua primeira vez colocando uma lente de contato? Desconsidere os mitos! Uma preocupação comum para aqueles que são novos é que a lente de contato ficará presa ou perdida nos olhos.

Saiba que é fisicamente impossível que uma lente se perca dentro do seu olho. Há uma membrana na parte de trás do olho que mantém as coisas fora. Então, fique tranquilo, seus olhos estão seguros.

A melhor coisa que você pode fazer é relaxar e ter certeza de que suas mãos estão bem limpas. Manter seu nível de higiene alto significa, consequentemente, uma chance muito pequena de infecção.

2 – Lave suas mãos

Quando for colocar suas lentes de contato, lembre-se sempre de lavar bem as mãos antes da inserção. Evite sabonetes oleosos e perfumados, esses produtos químicos podem aderir à sua lente e acabar atingindo o seu olho.

Além disso, você tem que secar completamente as mãos antes de colocar as lentes de contato, pois isto minimiza a chance de espalhar germes e ajuda a evitar infecções.

3 – Posicione sua lente de contato corretamente

Se você for um marinheiro de primeira viagem, talvez não perceba se sua lente de contato está do avesso. Assim, o truque é colocar a lente com cuidado na ponta do seu dedo, certifique-se de a lente fica no formato de um copo.

Se formar um “U” com as bordas levemente para dentro, ela estará na posição correta. Então, se a lente formar um “U” com as bordas abertas para fora, a lente estará do avesso.

Vale lembrar que mesmo se você colocar a lente de contato do avesso, ela não causará danos aos olhos, porém sentirá que está incorreto e desconfortável.

4 – Desenvolva uma rotina

Um dos problemas mais comuns que os iniciantes relatam é esquecer qual lente de contato eles colocaram em cada olho. Assim, para evitar isso, certifique-se de inciar a sua rotina de lentes de contato colocando a sua primeira lente sempre no mesmo olho.

Assim, você terá estabelecido um padrão que evita misturar o processo no futuro. Lembrando que para facilitar, a tampa do estojo de armazenamento indica se é para o olho direito ou esquerdo.

5 – Evite tocar nas lentes com a unha

As unhas são famosas por serem abrigos para germes e sujeira. Se você não tomar cuidado, isso pode infectar seus olhos. Portanto, é por isso que é importante que as suas lentes de contatos não sejam tocadas por suas unhas.

Além disso, atente para unhas afiadas, pois além da sujeira, pode rasgar a lente ou machucar o seu olho. Recomendamos cortá-las regularmente para evitar danos à sua lente.

6 – Substituir a lente conforme prazo indicado

Resista à tentação de usar suas lentes de contatos além do prazo indicado pelo fabricante. Mesmo as lentes descartáveis e ​​diárias ainda podem parecer frescas e adequadas após o período de 24 horas. Assim sendo, é essencial descartar as lentes conforme as instruções.

Cada tipo de lente terá um período de uso rigoroso e é vital não estender além do prazo. Isto pode aumentar o risco de infecção e pode causar um desconforto sério aos seus olhos.

7 – Não lavar as lentes de contato com água

De vez em quando, você vai ficar sem solução de limpeza da lente de contato, nestas situações, você deve resistir ao desejo de limpar suas lentes com água. Na verdade, é melhor evitar expor as lentes à água, mesmo quando for tomar banho ou nadar. A água pode conter bactérias que são prejudiciais para os olhos e que podem levar à infecção.

8 – Use a solução de limpeza de contato correta

Para garantir que a lentes estejam boas para o uso, limpe-as regularmente. Então, certifique-se de usar uma quantidade nova de solução a cada limpeza e de enxaguar as lentes e o estojo.

Seu oftalmologista fornecerá instruções de limpeza adequadas com base no tipo de lente que você escolheu. Não escolha os atalhos, pois limpar suas lentes é o hábito mais importante que você pode tomar.

9 – Seja honesto consigo mesmo

Existem diversas opções de contato disponíveis, desde o uso de curto prazo até o uso a longo prazo. Com isto em mente, escolher o tipo certo de contatos para você é primordial.

Se você não pode aderir à rotina de limpeza e armazenamento, seja honesto consigo mesmo! Há sempre outras opções. Você pode escolher lentes descartáveis ​​que são destinadas apenas para uso diário., pois eliminará a necessidade de limpeza e armazenamento. Assim, no final do dia, basta você jogá-las fora.

10 – Consulte o oftalmologista

Se as lentes de contatos não se encaixarem corretamente, consulte seu oftalmologista. O uso indevido de lentes pode levar a infecções oculares graves. Portanto, cuide-se e fique atento.

Seu oftalmologista pode responder a quaisquer perguntas que você tenha, somente ele pode garantir que você tenha as lentes certas. Ele também pode explicar e acompanhar o processo seguro de inserção e remoção.

Use suas lentes de contato com segurança e conforto

Adaptar-se à sua nova vida com lentes de contato nem sempre é um processo rápido ou fácil. Na verdade, pode levar algumas semanas para se adaptar à rotina e se sentir confiante em inserir e remover seus contatos.

Desde a lavagem adequada das mãos até a adesão aos cronogramas de substituição, cada detalhe é muito importante.  Lembre-se suas lentes estarão seguras para usar somente se você seguir as recomendações de uso. Portanto, use suas lentes da maneira mais segura e responsável possível, assim garantirá saúde e praticidade na sua vida.

Para mais informações sobre o uso de lentes de contato pela primeira vez, confira nosso blog.

2 Comentários

  1. Ingrid Santos disse:

    Matéria muito bem explicada. Adorei! Esclareceu todas as minhas dúvidas!

    • LentesdeContato.NET disse:

      Oii, Ingrid, ficamos felizes em poder ajudar. Qualquer dúvida, é só encontrar em contato, viu? Abraços =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *