Com quantos anos a criança pode usar lente de contato?

Lentes de contato são mais do que simples acessórios. Elas servem para corrigir e melhorar a visão de quem tem algum tipo de disfunção, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Uma informação importante sobre seu uso é que não existe necessariamente uma idade certa para começar a usar lente de contato.

É normal surgirem dúvidas quando se trata do uso infantil de lentes de contato. Você faz parte desse grupo? Saiba se os seus filhos também podem se beneficiar das vantagens que as lentes oferecem com o conteúdo de hoje no blog da Lente de Contato.Net!

Continue a leitura e veja com quantos anos uma criança pode usar lentes de grau e lentes coloridas.

Crianças podem usar lente de contato a partir de qual idade?

Essa questão só pode ser respondida com o auxílio de uma orientação médica, uma vez que cada criança tem a sua particularidade. Alguns fatores que serão considerados por parte do profissional são idade e maturidade do pequeno, afinal, ele deve ser responsável pela aplicação, conservação, higiene e manutenção das lentes de contato.

Essa senso de responsabilidade e compreensão costuma aparecer por volta dos 10 aos 12 anos de idade, mas podem variar de criança para criança.

De qualquer maneira, os pais ainda devem ficar atentos na supervisão, principalmente no período de adaptação. Esse é o momento em que a criança exige maior atenção e necessidade de informação.

Algumas situações atípicas podem ocorrer, como o uso de lentes em bebês com catarata congênita que necessitam de lentes ou até mesmo em casos de anisometropia, onde existe uma diferença considerável de grau em cada olho. Nesses casos, é imprescindível que os cuidados de colocar, tirar e higienizar as lentes de contato sejam feitos pelos pais.

É importante ressaltar que a escolha das lentes de contato para uso infantil devem ser feitas de acordo com as necessidades da criança, prestando atenção sempre no tipo de disfunção visual que ela possui. Mais ainda, seguindo sempre e somente as recomendações do profissional responsável pelo tratamento.

O uso de lentes de contato por vontade estética sem instruções pode trazer problemas graves para a saúde ocular da criança. Os pais precisam monitorar esse processo, considerando a importância do tempo de uso diário, limpeza e conservação das lentes.

O que devo fazer para usar lente de contato?

Como já dito, qualquer pessoa de qualquer idade que apresente algum tipo de disfunção visual pode fazer uso de lentes de contato. Mas, atenção: cabe ao oftalmologista determinar se de fato há uma necessidade médica, independente de qual seja o interesse do uso de cada paciente.

Caso seja feita a aprovação pelo especialista, preste atenção nos tipos de lentes de contato disponíveis no mercado atualmente para que escolha seja feita uma escolha segura! Hoje, as lentes de contato do tipo gelatinosas descartáveis, sejam elas mensais, quinzenais ou diárias, são as com maior aceitação entre os usuários, tanto pelo seu valor quanto pela sua qualidade.

Ainda sim, dependendo de sua necessidade, as lentes rígidas poderão ser as mais recomendadas. Outros tipos encontrados no mercado são as lentes de contato gelatinosas anuais, gelatinosas terapêuticas e estéticas (ou lentes híbridas).

Qual o valor de uma lente de contato?

Essa certamente é uma pergunta pertinente para quem tem interesse em começar a usar lentes de contato. Depois de todos os exames em mãos e a aprovação de seu oftalmologista, você irá se deparar com uma grande quantidade de opções de lentes de contato disponíveis para compra.

As lentes de contato podem ser diferenciadas pelo tipo de material de fabricação e a tecnologia utilizada por cada marca. Cada aspecto delas acarreta em um valor diferente. Elas são normalmente vendidas em cartelas de até 6 unidades e produzidas seguindo as especificações e recomendações médicas.

Essas cartelas podem variar bastante de preço, iniciando em R$90 e chegando até R$500, em média.

Com quantos anos pode usar lente de contato coloridas?

As opções coloridas são costumeiramente usadas por pessoas que desejam experimentar uma mudança na cor dos olhos. Os motivos são diversos, sejam por pura estética – uma das principais justificativas levam os usuários aos consultórios – ou por algum tipo de correção que exige coloração.

Pessoas com problemas de visão, como olho branco ou alguma lesão aparente, são beneficiadas com as lentes coloridas já que elas podem ajustar e padronizar os olhos. Ou seja, deixa a cor dos dois dois na mesma tonalidade. As lente coloridas também podem ser encontradas a venda com grau, possibilitando não somente uma melhoria estética, mas também um apelo visual interessante.

Esse tipo de lente é usado esteticamente por todo tipo de pessoa que necessita de ajuste visual, com ou sem lesão, muitas vezes apenas pela pura e simples mudança na cor dos olhos. Lentes de contato são opções incríveis e permitem liberdade total para quem precisa e quer mais liberdade na hora de se movimentar ou não deseja ficar preso às armações de óculos, seja criança ou adulto!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o uso infantil de lentes de contato, fique mais um pouco com a gente e descubra atualizado sobre o universo da saúde ocular aqui no blog Lentes de Contato.Net! Para o seu próximo aprendizado, confira o post “Dicas de saúde para ajudar a proteger os olhos” disponível por aqui.

Nos vemos por lá!

Deixe um comentário