Pálpebra tremendo: o que isso pode significar?

Você já parou para refletir se a tremedeira nas pálpebras dos olhos pode ser um sinal de alerta do seu corpo? Sabemos que esses espasmos podem acontecer com qualquer pessoa. Porém, não é porque esses movimentos são comuns em nossas vidas que não devemos nos atentar a repetição desse movimento!

Para tirar todas as suas dúvidas sobre pálpebra tremendo, o blog LentesdeContato.Net preparou um conteúdo completo para você. Continue a leitura e veja o que provoca a tremedeira nas pálpebras e como elas podem afetar a sua saúde ocular!

Quais são as causas da pálpebra tremendo?

Os espasmos oculares conhecidos popularmente como pálpebras tremendo são movimentos involuntários dessa região dos olhos e podem ser resultado de vários fatores externos e internos! Os mais recorrentes são excesso de trabalho, estresse físico, má alimentação, falta de sono ou dificuldade em dormir, cansaço, ansiedade, nervosismo, falta de vitaminas e minerais, dentre outros.

Chamadas de blefarospasmo, esses espasmos não costumam durar muito tempo. Podem ocorrer durante algumas horas e, às vezes, por até dois dias! Se esse tempo for maior que o esperado, é hora de procurar um médico oftalmologista ou clínico geral para ajudar a descobrir a causa e o tratamento adequado.

Muito semelhante a uma câimbra, os espasmos costumam aparecer em apenas uma única pálpebra. Dependendo dos níveis de estresse ou cansaço físico, os tremores podem ocorrer em ambos os olhos simultaneamente! Esses movimentos involuntários são mecanismos do nosso organismo para garantir proteção e funcionalidade muscular, provocando movimentos muito rápidos a fim de aumentar a circulação sanguínea na área dos olhos.

Importante destacar que as tremedeiras das pálpebras são costumeiramente um sinal de que algo não está certo em seu organismo e que ele necessita de uma ajuda extra para voltar à normalidade.

Quando a pálpebra tremendo é um caso de buscar ajuda médica?

Sabendo que os tremores são sintomas para diversos problemas e que podem ser sinais de algum distúrbio físico, é preciso ficar atento(a) a seu tempo de duração e seus intervalos de ocorrência. Ou seja, observe com atenção o seu corpo!

Anote quantos dias ou horas os tremores estão ocorrendo e qual é a frequência ao longo do dia que a tremedeira acontece na sua pálpebra. Em caso de excesso de duração e intervalo entre os espasmos, outros efeitos podem surgir, como secura nos olhos e vermelhidão. Além disso, esses sintomas podem vir acompanhados de:

  • Coceira e irritação;
  • Tremores acompanhados de inchaço nas pálpebras;
  • Pálpebra caído;
  • Fechamento completo da pálpebra durante o ato;
  • Duração excessiva de tempo (mais de 1 semana);
  • Tremor afetando outras partes do rosto;
  • Alterações ou dificuldades de visão, como vista embaçada e sensibilidade à luz.

Em caso de qualquer um desses efeitos, procure um médico!

Como evitar os tremores nas pálpebras?

A solução é tornar seus hábitos mais saudáveis! É complicado abandonar vícios do dia a dia que estamos acostumados a fazer sem perceber, mas, quando a sua saúde está sendo prejudicada, saiba que valerá todo o esforço!

Confira as dicas essenciais que selecionamos para você experimentar em seu cotidiano. Assim, é possível evitar não somente os tremores nas pálpebras, mas também diversos outros sintomas que podem estar associados ao desenvolvimentos de doenças.

1) Cuide das suas horas de sono

Tenha em mente que respeitar o seu período de descanso é algo sagrado para o bom funcionamento do seu corpo, inclusive para garantir que não aconteça mais os espasmos na região dos olhos. Faça pausas periódicas em suas tarefas diárias. Aproveite para curtir ao máximo os seus momentos de lazer!

2) Evite o sedentarismo

Escolha um exercício físico que você gosta de fazer e planeje-se para praticá-lo, ao menos, duas vezes na semana. Pode ser corrida, musculação, ciclismo, pilates… O importante é mexer o corpo!

3) Siga uma rotina alimentar balanceada

Equilibre sua alimentação conforme as necessidades do seu organismo para normalizar os movimentos das suas pálpebras. Por exemplo, evite o consumo excessivo de café, bebidas alcoólicas e substâncias estimulantes. Além disso, não se esqueça da hidratação! Beba bastante água durante o dia. Ter uma garrafinha de água sempre por perto é um ótimo lembrete.

É possível evitar ou parar os tremores na pálpebra de modo permanente?

Infelizmente não existe uma solução imediata, rápida ou um cura para isso. Ainda assim, em caso de tremores repetitivos ou de duração prolongada algumas ações simples podem ajudar a diminuir esses espasmos.

Normalmente a limpeza dos olhos é de grande ajuda. Para isso, a recomendação é o uso de soro fisiológico, que ajuda a reduzir a coceira e, consequentemente, as tremedeiras. Em caso de tratamento médico regular para controle do blefarospasmo, os colírios são muito indicados pelos especialistas.

Outras ações interessantes são: massagens leves e suaves sobre as pálpebras, aplicação de gelo no local e o consumo de chás calmantes (ou mesmo compressas com as folhas deles). Como já dito, esses espasmos costumam aparecer e sumir muito rapidamente.

Caso aconteça com você, não se assuste! Espere que desapareça e tente evitar seu retorno seguindo as recomendações de descanso, relaxamento e diminuição de tarefas diárias. Se persistir ou evoluir para os dois olhos e/ou outros músculos faciais, procure ajuda especializada.

Não utilize medicamentos por conta própria em hipótese alguma. A automedicação é contraindicada em qualquer situação e pode prejudicar ainda mais a condição, até mesmo provocar outras.

E aí, gostou do conteúdo de hoje? Fique mais um pouco conosco e navegue à vontade pelo blog LentesdeContato.Net. Acompanhe as principais novidades e informações do mundo da oftalmologia, como o nosso post em que explicamos detalhadamente como colocar sua lente de contato!

Até mais!

Deixe um comentário