Como cuidar da saúde dos olhos? Aprenda com 15 dicas!

Os olhos são um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano. Por isso, uma boa rotina de cuidados é fundamental para que fatores naturais ou externos ao seu corpo não ameacem a saúde dos olhos.

Mas, afinal, você sabe como cuidar da visão? Hoje, nesse post, vamos te ensinar e auxiliar a respeito dos cuidados que devemos ter com os olhos para que esse sentido seja preservado – confira as dicas e coloque em prática!

1. Esteja em dia com os exames oftalmológicos

Estar em dia com seus exames oculares é uma rotina que deve ser estabelecida ao longo de toda a vida, desde o nascimento até a velhice. Prezar pela saúde dos seus olhos é o mesmo que garantir uma boa qualidade de vida.

Existem doenças oculares crônicas, como glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética que podem aparecer devido a fatores como idade, hereditariedade, falta de cuidado e por aí vai.

Ao realizar consultas médicas periódicas, as avaliações preventivas ajudam a diminuir as chances de desenvolver doenças nos olhos e tratar precocemente de maneira mais eficiente e rápida. Agende regularmente esses exames com um profissional de confiança e assegure que a saúde dos seus olhos tenha os cuidados necessários.

2. Inclua alimentos saudáveis na sua rotina

Sabemos a importância de ter uma dieta saudável e equilibrada para manter uma boa qualidade de vida e prevenir doenças sendo, inclusive, as oculares.

Existe um fator chamado doenças sistêmicas, elas são capazes de afetar todos os órgãos do corpo humano, por exemplo, hipertensão e diabetes – que estão totalmente ligadas a hormônios e alimentação. Por isso, podemos dizer que comer saudavelmente é um ótimo reforço para a saúde de seus olhos.

Sabe aquilo que sua avó te contou sobre “comer formiga faz bem para a vista”? Bom, precisamos dizer que isso é um mito. O que realmente faz bem para as vistas é comer legumes, verduras, boas proteínas e evitar comidas gordurosas, ricas em sódio ou condimentada que podem causar a má nutrição do seu corpo. Faça do alimento um remédio!

3. Tenha atenção com o uso de computadores e celulares

O uso de aparelhos eletrônicos está muito presente no nosso dia, principalmente para quem os usa como ferramenta de trabalho. Eles são muito eficientes e com certeza podem te auxiliar na realização de diversas tarefas. Porém, essas telinhas emitem uma luz chamada “luz azul”, capaz de impactar de maneira negativa o seu bem-estar e danificar a córnea do olho, ocasionando dores de cabeça, cansaço visual e envelhecimento precoce da retina.

Isso acontece sem que você perceba, com efeito a longo prazo. Portanto, é importante optar por óculos de lente azul para proteger seus olhos contra esses efeitos negativos. Vale ressaltar que também é preciso evitar o uso excessivo de computadores e celulares no seu dia a dia.

4. Conheça seu histórico familiar

Quando você for se consultar com um oftalmologista, com certeza ele irá te perguntar a respeito de seu histórico familiar referente a doenças oculares, já que , infelizmente, algumas delas podem ser hereditárias. Essas doenças podem ser:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Conjuntivite;
  • Retinopatia diabética;
  • Degeneração macular relacionada à idade;
  • Erros de refração.

5. Não use colírios sem indicação médica

Assim como qualquer outra medicação, o colírio é um remédio com composições importantes para tratar um problema específico e, inclusive, existem muitos tipos de colírios, alguns para infecções, outros para doenças, irritações e por aí vai. Todos eles precisam ser receitados e utilizados sob orientação médica.

É muito comum ver pessoas aplicando colírio nos olhos quando sentem que eles estão secos devido ao clima ou algum outro fator, isso é muito perigoso e traz sérios prejuízos à sua visão. Sempre que sentir qualquer anormalidade em seus olhos deve, primeiro, consultar seu médico para que ele mesmo te dê uma orientação sobre os cuidados que devem ser tomados no uso do colírio.

6. Evite coçar os olhos

Sabemos como a coceira nos olhos pode causar muito incômodo e de como é difícil controlar a si mesmo para não colocar os dedos nos olhos durante uma irritação. Porém, fazer isso pode ser mais prejudicial do que você imagina. Quando você coça os olhos, ainda mais quando essa ação é feita com força, você está pressionando o globo ocular.

Isso pode ocasionar muitos problemas e desencadear doenças, como: deslocamento da retina, astigmatismo, ceratocone, rompimento de vasos sanguíneos. Além disso, vírus e bactérias que podem estar presentes em suas mãos.

Ou seja, quando a coceira vier, pisque os olhos para aliviar e lave a região com água corrente a fim de remover as partículas que estão causando o incômodo na vista.

7. Não fume cigarros

Não é nenhum segredo o fato do cigarro fazer muito mal para o seu organismo como um todo. Seus efeitos podem ser, inclusicve, prejudiciais para a saúde dos olhos. A fumaça e a inalação dessa droga estão em contato direto com o seu rosto tanto de forma interna como externa. Podendo gerar a degeneração macular, catarata, causar danos ao nervo óptico e outras doenças ainda mais graves.

Um dos motivos para isso acontecer é porque as toxinas presentes no cigarro são capazes de prejudicar – e muito – a circulação sanguínea do seu corpo. É importante dizer que esse é um caso onde o indivíduo pode perder a visão por completo, por isso, evite esse hábito e, se necessário, busque ajuda profissional.

8. Faça exercícios físicos

Não estamos falando sobre uma prática física específica. Pode ser uma caminhada diária ou fazer treinos pesados na academia, todas essas atividades fazem total diferença para o desempenho do seu organismo.

Uma vida ativa melhora a circulação sanguínea do corpo, contribuindo para que os nutrientes necessários e o oxigênio cheguem com mais facilidade até o globo ocular, garantindo, assim, a saúde dos olhos.

Além disso, os exercícios físicos colaboram para o beneficiamento do seu sistema imunológico. Consequentemente, pode evitar que você desenvolva doenças sistêmicas que citamos anteriormente, como: diabetes, hipertensão e colesterol alto.

9. Tenha uma boa noite de sono

Para garantir um bom funcionamento do corpo, ter uma boa noite de sono precisa estar no topo da sua lista. O descanso permite aquele momento em que seus olhos terão uma hidratação mais duradoura, pois estarão fechados. O ideal é que esse sono tenha em média de 7 a 8 horas para obter resultados mais eficientes.

Dormir também ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico e evita que tenha problemas com olhos secos ou vermelhos. Também é importante para combater estresse, cansaço e desestabilidade hormonal.

10. Lave bem os olhos

Lavar os olhos parece algo muito simples, mas faz toda a diferença para o cuidado apropriado com os olhos. Você não precisa ter um sabonete especial ou passar qualquer outro produto.

Na verdade, apenas água corrente nas pálpebras, cílios e cantos uma vez ao dia já é o suficiente para garantir que nenhuma impureza ou secreção se estabeleça em seus olhos e ocasione coceira, irritação ou, até mesmo, conjuntivite.

11. Tenha cuidado com as lentes de contato

Aqui no nosso blog temos vários conteúdos que falam a respeito do uso de lentes de contato. Se você nos acompanha ou faz uso desse tipo de lente, deve saber o quão delicado é a aplicação e os cuidados com esse item.

O principal aprendizado é sempre higienizar as mãos antes de ter qualquer contato com seus olhos. Elas podem ser veículos de transmissão de bactérias e ocasionar infecções indesejadas.

Também é importante prezar pela limpeza das suas lentes. Todas são acompanhadas de um recipiente com soro para seu armazenamento e esse protocolo deve ser respeitado, assim como as demais orientações dadas por seu oftalmologista em relação a uso de lentes de contato.

Lembrando que você sempre deve estar atento com a validade do produto para saber quando fazer a substituição devida.

12. Não use óculos de grau de outras pessoas

Provar óculos de grau de outras pessoas parece ser inofensivo mas, na verdade, é uma ação muito perigosa que pode colocar a saúde dos seus olhos em risco.

O óculos de grau é um objeto pessoal que deve ser usado de forma individual. Cada pessoa necessita de uma regulagem diferente de acordo com suas necessidades. Quando você prova o óculos de alguém, sua visão é forçada e pode causar dores na vista, cabeça e tontura.

13. Cuidado com o uso de maquiagem

A maquiagem é aplicada no rosto, principalmente nas áreas próximas aos olhos, exige cuidados básicos que fazem toda a diferença no seu bem-estar. Primeiro, dormir usando maquiagem deve ser evitado ao máximo. Isso obstrui os poros com acúmulos de substâncias em torno da região dos olhos, deixando-os inchados e irritados.

Outros cuidados importantes são:

  • jamais utilizar produtos que estejam fora da validade ou usar produtos emprestados de outras pessoa;
  • escolher maquiagens testadas e reguladas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  • criar o hábito de lavar seus pincéis e demais acessórios usados na maquiagem logo após finalizá-la. Isso ajuda a evitar a proliferação de sujeiras e prevenir a presença de bactérias.

14. Pisque regularmente

Mesmo que seja uma ação automática e involuntária, o ato de piscar só vem a contribuir para a sua saúde. Com a frequente utilização de aparelhos eletrônicos como computadores, a concentração é tanta que você pode ficar muito tempo com os olhos abertos.

Esse costume pode prejudicar a lubrificação, o relaxamento e a hidratação da sua córnea, causando o ressecamento dos seus olhos e gerando irritação e coceira frequentes. Por essas razões, faça pequenas pausas durante o uso de eletrônicos para piscar várias vezes!

15. Exercite sua visão

Agora, para finalizar, uma dica muito importante é que você faça exercícios com a sua visão. Assim, você garante um maior relaxamento dos olhos e previne dores de cabeça.

Você pode olhar para um objeto que esteja, no mínimo, a 40 metros de distância. Faça isso pelo menos a cada uma hora durante alguns minutos. Isso é indicado principalmente para pessoas que trabalham em frente ao computador ou celular por mais de 8 horas diárias.

Esperamos que esse post te ajude a saber quais são os cuidados que devemos ter com os olhos e a visão. O nosso intuito é entregar sempre um conteúdo de qualidade para ter ajudar a conquistar uma vida cada vez mais saudável.

Não deixe de conferir também outros artigos presentes aqui no blog do LentesdeContato.Net. Por aqui, você encontra o nosso post sobre o significado do tremor das pálpebras – acreditamos que pode se interessar em saber a respeito!

Até a próxima!

Deixe um comentário