8 cuidados para a recuperação da cirurgia de catarata!

Nós sabemos que a cirurgia de catarata é bem delicada! Também sabemos que após a cirurgia de catarata, existem alguns processos e cuidados que são necessários para que você volte a rotina da melhor forma possível! Então, para te ajudar nesse período de recuperação, nós separamos 8 cuidados fundamentais para a sua recuperação completa. Vamos lá?!

1. Respeite o tempo de recuperação

Muitas pessoas não sabem qual é o tempo de recuperação de cirurgia de catarata. Então para esclarecer essa dúvida: o tempo de recuperação leva em média de 2 a 7 dias! Essa variação acontece porque cada corpo funciona de um jeito, afinal, todos temos organismos diferentes, sendo assim, alguns se recuperam mais cedo e outros mais tarde.

Por isso, é importante que cada pessoa respeite seu tempo de recuperação, para que o corpo trabalhe e cicatrize todas as modificações realizadas pela cirurgia. Sempre com muita calma e paciência, mantendo contato com o seu oftalmologista!

2. Não pratique exercícios

O repouso é um fator extremamente necessário no período de recuperação. Você deve deixar todos os exercícios e atividades de impacto de lado e descansar até se recuperar. O recomendado é que retornar a sua rotina padrão de atividades físicas após um período de 15 dias, mas lembre-se sempre de consultar seu médico para uma indicação compatível ao seu caso!

Uma das explicações da necessidade do repouso, é que a cicatrização após cirurgia exige muita energia para os tecidos se reestabelecerem, sendo assim, precisamos canalizar a energia do nosso corpo, assim, teremos uma recuperação de sucesso!

3. Tome os remédios

No momento em que você chegar na sua casa após a cirurgia de catarata, é importante que você seguidamente tome os remédios necessários que foram ou serão passamos pelo seu oftalmologista!

Geralmente, um colírio é indicado para melhorar a sensibilidade da recuperação. Esse é o tipo de medicamento que caso aflição na maioria das pessoas, pois a dosagem e a aplicação podem ser confusas. Mas não se preocupe e mantenha a calma, você vai se sentir mais confortável a cada aplicação necessária!

E se você faz o uso de um ou mais remédios contínuos, continue usando normalmente! Apenas lembre sempre de comunicar ao seu médico sobre o uso desses remédios!

4. Evite praia e piscina

Nesse período é muito importante que você evite contato com praias e piscinas, porque esses dois ambientes podem trazer irritação para os seus olhos e isso não é nada legal para a recuperação, não é mesmo?

A areia da praia pode entrar nos seus olhos e a água pode conter micro-substâncias que talvez prejudiquem a retina. Outro problema que esse contato pode causar é que na piscina ou no mar é normal ter contato físico com outras pessoas e isso pode ocasionar em um acidente ou algo do tipo!

Se você achar realmente inevitável entrar na piscina ou ir na praia, recomendamos que você utilize óculos de proteção para evitar qualquer tipo de atrito nos olhos. Evite também passar protetor solar ou maquiagem por pelo menos 10 dias após a cirurgia de catarata.

6. Não esfregue seus olhos

Para higienização, é recomendado que você utilize gaze com soro fisiológico ou algodão com água micelar na região envolta dos olhos para tirar qualquer tipo de resíduo ou oleosidade que possam interferir na visão!

Não coce, esfregue o massageie seus olhos, evite também o contato das mãos dentro ou por cima dos olhos! Lembre-se de consultar o seu médico para orientações mais específicas!

7.Consulte seu oftalmologista

O seu oftalmologista é a pessoa que vai te ajudar a tirar todas as dúvidas de forma personalizada para o seu caso! Ele é quem conhece o seu laudo médico e vai estar sempre aberto para as mais variadas questões a respeito do seu quadro!

Toda e qualquer anomalia que você notar na recuperação após a cirurgia de catarata deve ser reportada ao médico, para certificar de que tudo esteja sob controle. Não se importe de “incomodar”, o importante é a saúde dos seus olhos!

8. Cuidado para dirigir

Já foi falado aqui sobre a importância do repouso, e dirigir um carro não se enquadra nessa necessidade. Em momentos de emergência, o ideal é esperar a retomada da confiança e da visão mais clara e sem limitações para retornar ao volante. Em qualquer indício de incapacidade, como a visão embaçada ou incomoda, você deve abdicar da vontade de dirigir até estar realmente preparado!

Esperamos que esse post te ajude a ter uma boa recuperação após cirurgia de catarata. O nosso intuito é sempre te entregar um conteúdo com a maior qualidade possível para te ajudar!

Não deixe de conferir também outros artigos presentes aqui no blog do LentesdeContato.Net, como as principais dicas sobre as melhores lentes de contato! Até logo!

Deixe um comentário