Entrou um cisco no olho? Saiba o que fazer!

Um cisco no olho incomoda demais, não é mesmo? Mas pior do que o desconforto causado por ele, será a dor de uma remoção inadequada. Muitas vezes, por reflexo, caímos na tentação de coçar ou esfregar a região para que esse incomodo desapareça, mas essa não é a atitude mais indicada para uma remoção segura dessa pequena sujeira que pode estar no seu olho.

Deixe de lado a coceira e os dedos sujos e aprenda, com a LentesdeContato.Net a retirar o cisco de forma correta e sem gerar nenhum risco a sua saúde. Elimine esses péssimos hábitos da sua rotina e confira nosso passo a passo!

Como tirar o cisco do olho?

A forma correta de retirada do cisco do olho pode fazer muita diferença no alívio do incômodo e na prevenção de riscos para a saúde dos seus olhos, como coceiras que podem irritar ou até mesmo arranhar a córnea, por isso, é necessário realizar esse processo com todo o cuidado possível.

A forma mais prática, segura e indicada de retirar um cisco do olho é seguir esses 4 passos:

  1. Lave bem as mãos com água e sabão;
  2. Em frente ao espelho, tente identificar a presença do cisco dentro do seu olho;
  3. Pisque o olho com o cisco várias vezes para que ele saia naturalmente;
  4. Passe soro fisiológico nos olhos para realizar uma higienização final.

Essas 4 etapas de limpeza e extração do cisco ajudam a evitar ferimentos que podem levar semanas para cicatrização completa, deixam a visão embaçada, hipersensível a luz e até mesmo com um lacrimejamento excessivo.

O cisco não saiu? Como verificar e o que fazer!

Você realizou o procedimento de 4 passos que citamos no tópico anterior, mas ainda consegue sentir alguma coisa no olho? Pode ser que o cisco ainda esteja por aí, e para realizar essa verificação, você vai precisar da ajuda de uma outra pessoa.

Procure um local com boa iluminação, fique bem de frente com essa pessoa e repita esses dois movimentos: olhe para cima puxando para baixo a pálpebra inferior e peça que ela verifique bem essa região do seu olho, depois, realize o movimento contrário de erguer cuidadosamente a pálpebra superior olhando para baixo.

Após essa verificação da parte superior e inferior dos olhos, se o cisco for detectado, ele pode ser removido com o auxilio de um cotonete, mas atenção para essa retirada, ela precisa ser feita com muito cuidado para não machucar os olhos. Com o cotonete, vá tocando cuidadosamente o cisco e tente puxá-lo para mais próximo da “saída” do olho. Caso essa extração não esteja fácil, não insista na retirada!

Tirando o cisco do olho de bebês e crianças!

Os ciscos também podem incomodar os pequenos, não é mesmo? Por isso, é importante entender a melhor forma de retirá-los dos olhos de bebês e crianças menores. Diferente da dica citada no tópico anterior, apostar no auxílio de um cotonete não é a melhor opção para ajudá-los a se livrar desse incômodo.

Como crianças muito pequenas e bebês não têm controle dos seus movimentos, eles podem acabam realizando algum movimento muito brusco enquanto você retira o cisco com um cotonete — e isso pode machuca-los. A melhor solução, então, é utilizar um pedacinho de algodão umedecido em água e ir passando cuidadosamente no olho com o cisco para que ele saia naturalmente de lá.

Quando é a hora de procurar um médico?

Apesar de um problema muito simples e consideravelmente fácil de resolver, o cisco no olho pode se tornar um incomodo bem maior quando não retirado da forma correta. Por isso, é importante saber que existem casos em que nem o atrito delicado ou o cotonete vão poder resolver. Mas você sabe qual é o momento exato que precisa procurar um médico?

O auxílio médico deve ser buscado sempre que a irritação permanecer nos olhos mesmo após a retirada do cisco, isso pode ser um sinal de que algo não está no lugar certo em relação a sua visão. É importante também busca a ajuda de um profissional quando não for possível retirar o cisco e a irritação permanecer de forma constante nos olhos.

Por fim, também não hesite em buscar ajuda quando qualquer outro tipo de material entrar em contato com seus olhos, como insetos, farpas e estilhaços de metal ou de vidro — esses são materiais altamente perigosos para os olhos!

Mesmo um incomodo tão pequeno como um cisco pode causar um grande problema aos olhos, por isso sua retirada deve ser feita sempre da forma correta — e caso ela não funcione, é importante sempre buscar um médico. Continue acompanhando o blog LentesdeContato.Net para ficar sempre por dentro das principais novidades e informações do mundo a oftalmologia e não deixe de conferir nosso conteúdo com 10 dicas para quem está usando lentes de contato pela primeira vez!

Deixe um comentário