Terçol é contagioso? Veja as causas e como evitar!

Sabe aquela “bolinha” avermelhada e um tanto dolorida que vez ou outra aparece na pálpebra incomodando bastante e dando a sensação de inchaço em toda aquela região do olho? O nome disso é hordéolo, ou simplesmente terçol, e é possível que em algum momento da vida você já tenha tido.

Essa doença é muito comum, atinge muita gente e é causada por bactérias que ficam presas na glândula causando infecção. Ela pode ser efeito de diversos problemas como estresse, sujeira, problemas hormonais e até mesmo oleosidade na pele.

Para entender melhor e ajudar a sanar algumas dúvidas sobre essa pequena lesão nos olhos, a LentesdeContato.NET criou uma lista para você explicando o que é e como resolver de forma tranquila.

Entendendo melhor o que é terçol!

Mas, afinal de contas, o que é esse tal de terçol? Bom, terçol é uma pequena inflamação que acontece devido à infecções advindas de bactérias que atingem uma glândula minúscula na pálpebra levando ao aparecimento desse pequeno inchaço com vermelhidão e até coceira no olho.

Ainda que seja bem desconfortável, a inflamação não é contagiosa e não causa riscos severos ao olho e desaparece depois de 3 a 5 dias, sem a necessidade de tratamentos ou remédios. Ainda sim, é possível aliviar o desconforto com algumas técnicas super simples e caseiras como compressas mornas. Manter as mãos sempre limpas e evitar coçar os olhos também é uma boa maneira de acelerar o processo de recuperação.

Se mesmo assim, com os cuidados necessários sendo tomados, o terçol não desaparecer após o esperado e continuar ainda por um tempo prolongado, mais que 8 dias, por exemplo, procure imediatamente um oftalmologista. Existe a chance desse terçol ter evoluído para um calázio. Caso isso aconteça, deverão ser tomadas outras medidas médicas no tratamento.

Calázio? E o que é isso?

Essa é uma dúvida que muita gente tem, muito comum na verdade. O calázio é bastante semelhante e apresenta os mesmos sintomas do terçol, mas, ao contrário do terçol, que surge devido a uma infecção, o calázio surge por conta de uma inflamação, ou seja, a atenção sobre ele é muito maior.

5 causas de terçol no olho!

Infecção bacteriana

A causa mais comum de terçol é através de infecção bacteriana. Essa bactéria se aloja nas glândulas sebáceas e sudoríparas, localizadas nas pálpebras, causando inchaço, dor e desconforto. Coçar ou levar as mãos aos olhos frequentemente sem a higienização adequada pode ser uma das causas de transmissão.

Blefarite

A blefarite é uma doença que causa inflamação nos olhos e embora seja uma doença diferente do terçol, é possível confundi-las devido a algumas semelhanças nos sintomas. Ao contrário do terçol, a bolinha avermelhada da blefarite não aparece apenas em um único ponto do olho e surge também em outras áreas da pálpebra. É preciso ficar muito atento a isso, já que a blefarite causa inflamação na região dos cílios, provocando posteriormente o terçol.

Funcionamento irregular da glândula

Outra causa bem comum que leva à inflamação é o mal funcionamento do organismo. Algumas disfunções fisiológicas, como acúmulo de substâncias, também podem causar problemas na ação das glândulas.

Imunidade Baixa

Esse certamente é um fator que exige preocupação extra, não somente por causa do terçol. Imunidade baixa pode causar diversos problemas como infecções diversas (herpes, por exemplo) e uma demora considerável na cura de doenças simples como gripe. Fique atento a sua imunidade, o nível muito baixo dela pode agravar facilmente a evolução do terçol. Estresse e distúrbios psicológicos são alguns dos fatores de queda da imunidade.

Oleosidade na pele

Um dos fatores mais comuns no surgimento de terçol é o excesso de oleosidade na base dos cílios devido a grande quantidade dessa secreção nas glândulas. Adolescentes com problemas hormonais e pessoas com pele oleosa em geral são mais propícios à inflamação na glândula, podendo levar ao terçol.

Como tratar o terçol?

Para ajudar a diminuir o inchaço e a dor no local afetado você pode utilizar um pano úmido aquecido como compressa entre 10 e 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia. Caso seja necessário, utilize também colírios e pomadas com antibióticos, mas apenas se receitados por um oftalmologista.

Você também pode lavar os olhos com soro fisiológico para evitar a reprodução de bactérias que possam piorar o terçol. Mantenha suas mãos sempre limpas e evite coçar os olhos, isso também ajuda a evitar a transmissão de vírus e bactérias.

Em caso de piora sempre procure um médico!

É muito importante que o diagnóstico final seja feito sempre e somente por médicos devidamente habilitados e aptos a indicar tratamentos e receitar remédios. Não tome medicamentos por conta própria e nem tente nenhum tipo de tratamento mais arriscado sem um exame prévio feito por um profissional. Sua saúde é muito importante e você deve preservá-la.

Essas foram as nossas dicas sobre a causa e tratamento do terçol. Esperamos ter ajudado e esclarecido suas dúvidas sobre essa doença que incomoda tanto. Continue acompanhando nosso blog e fique atento para mais informações e curiosidades do mundo da oftalmologia!

Deixe um comentário