Guia sobre miopia: o que é tudo que você precisa saber!

A miopia é um distúrbio visual, um erro refrativo no globo ocular que acarreta em uma má formação da imagem na retina evitando que essa mesma imagem chegue corretamente ao fundo do olho. A condição evita que a pessoa consiga enxergar objetos distantes deixando-os embaçados e desfocados, mas permitindo que a pessoa veja com clareza objetos próximos.

Essa condição ocorre devido ao formato alterado do globo ocular, mais alongado do que deveria. Com isso, a imagem acaba se formando de maneira errada ainda na retina, ou seja, a alternativa que é transmitida ao cérebro acaba não correspondendo exatamente a imagem real por conta dessa visão turva.

Venha conhecer mais sobre esse problema pode afetar igualmente tanto homens quanto mulheres!

A miopia no Brasil e no mundo

A miopia é atualmente uma das disfunções visuais mais comuns no mundo, e ela divide esse ranking lado a lado com a hipermetropia e o astigmatismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas em 2020 o números de portadores desse problema já somava cerca de 35%, ou 2,6 bilhões, da população mundial podendo chegar em até 52% nos próximos 30 anos. No Brasil, a organização aponta que ao menos 59 milhões de pessoas sofrem com a condição, ou seja, mais de 25% da população nacional. Referente as crianças e adolescentes de até 19 anos de idade, o número de portadores de disfunções oculares, principalmente a miopia, aumentou cerca de 20% apenas em 2021.

Segundo estudos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), parte dessa alteração na visão vem diretamente de problemas hereditários, ou seja, uma herança genética dos pais ou antepassados, ainda sim, a grande maioria é devido ao uso excessivo de computadores, celulares e aparelhos eletrônicos com tela. Considerando que o grau de miopia aumenta consideravelmente ao longo da vida, aumentam junto os riscos que isso pode trazer, que vão desde a diminuição de clareza na visão, como descolamento de retina e degeneração macular, que pode levar à cegueira completa.

Os sintomas da miopia

Como já dito, um dos principais sintomas é a dificuldade em enxergar objetos distantes. Outros sintomas, que muitas vezes são ignorados, são fadiga ocular, mais conhecida como “vista cansada”, dores de cabeça fortes e constantes e semicerramento dos olhos na tentativa de ver algo forçando ainda mais a vista.

Em crianças, normalmente, a miopia é identificada com mais facilidade já que a condição permite ela enxergar objetos próximos às colocando sempre muito perto de materiais escolares enquanto escrevem ou fazem outras atividades, mas dificultando seu aprendizado quando precisam ler algo no quadro permitindo que a disfunção seja notada com mais clareza.

Confundiu os sintomas da miopia com o astigmatimo? Entenda suas diferenças aqui no blog!

As causas mais comuns da miopia

Considerando que a formação física dos olhos míopes é a córnea curva demais, as causas para essa disfunção podem ser diversas, ainda sim, estudos indicam que ela pode estar associada, como dito, a causas genéticas. Caso os pais, ou mesmo avós, já tenham esse problema, as chances da criança também ter são grandes.

Ainda sim, esse não é o único causa que pode levar ao desenvolvimento do problema. Diversos fatores externos podem provocar a miopia, muitos relacionados ao avanço tecnológico, por exemplo, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como TV, celulares, tablets, ou qualquer tipo de aparelho que exponha os olhos a iluminação coordenada, pode ser um forte inimigo da visão saudável, principalmente em um uso constante e exagerado.

É possível curar a miopia?

Infelizmente, a miopia é uma disfunção ocular sem cura, mas que pode ser tratada. Para corrigir a miopia alguns métodos são utilizados como o uso de lentes corretivas, sejam elas nos óculos e no formato de lentes de contato. Independente da forma escolhida, as duas são muito utilizadas e recomendadas por oftalmologistas de todo o mundo, já que permitem restituir uma vida perfeitamente normal aos portadores.

Mas e as cirurgias corretivas?

A miopias pode sim ser corrigida através de cirurgias, permitindo que pessoa possa enxergar normalmente sem o auxilio de óculos ou lentes de contato. Ainda sim, é preciso estar em alerta quanto ao procedimento. Sendo uma procedimento cirúrgico invasivo, o paciente precisará passar por alguns desconfortos no pós operatório e ela só poderá ser feita a partir dos 20 anos de idade caso a miopia já esteja estabilizada.

Existem dois métodos cirúrgicos muito comuns: a cirurgia corretiva através de laser (cirurgia de miopia LASIK ou PRK) ou através de lentes chamadas intra-oculares. Caso exista a ocorrência de mais de uma disfunção, como o astigmatismo, a mesma cirurgia permite a correção simultânea dos dois problemas. De qualquer foram, é de suma importância que o acompanhamento médico regular para que as duas alternativas possam ser consideradas.

Bom, agora que você já sabe mais sobre esse erro de refração chamado miopia, aproveite e confira outros de nossos textos informativos sobre diversos problemas e doenças que afetam a visão e milhares de pessoas ao redor do mundo, como o ceratocone. Venha e confira aqui no blog da LentesdeContato.NET!

Deixe um comentário