Miopia e astigmatismo: qual a diferença?

Dois dos problemas mais comuns de refração na visão entre os brasileiros são a miopia e o astigmatismo. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), existem cerca de 59 milhões de pessoas com essa condição no Brasil, mais de 25% da população. Já o astigmatismo atinge uma média de pelo menos 60% da população nacional, um número maior até do que a média mundial. Ainda sim, muitos não entendem quais a diferenças entre uma disfunção e outra, tampouco se preocupam com os cuidados e tratamentos necessários.

Tanto miopia quanto astigmatismo podem surgir ainda após o nascimento, devido algum trauma ou doença relacionada à visão, ao longo dos anos devido ao envelhecimento natural das córneas, ou mesmo por lesões ou traumas externos. Independente ao que possa acontecer, muitas das vezes é possível tratar, cuidar e corrigir esses problemas através de alguns métodos, óculos, cirurgias e lentes de contato.

Pensando em como ajudar a resolver alguns desses problemas e tentar diminuir os danos, a LentesdeContato.Net listou algumas informações e dicas uteis para você compreender e entender melhor essas condições que afetam a visão. Muito menos complicadas de se entender do que parece, tanto miopia quanto astigmatismo são também muito simples de se tratar com o diagnóstico profissional correto.

Entenda a diferença entre cada um dos problemas!

Pessoas com a visão em condições estáveis, que não tem nenhum problema aparente para enxergar qualquer que seja o objeto, recebem raios de luz em seus olhos que passam pela retina sem sofrer qualquer tipo de distorção formando apenas uma única imagem no fundo do olho, formando assim imagens perfeitas. Em casos de miopia e astigmatismo essa refração da imagem não ocorre como deveria.

Diversos fatores podem ocorrer para que esses problemas de visão surjam ou se agravem, como o uso contínuo de celulares, computadores e aparelhos com tela. A falta de descanso dos olhos após o uso desses aparelhos, como atividades ao ar livre pode contribuir para o surgimento desses problemas.

Para saber quais são as condições de saúde de sua visão e se você precisará de qualquer tipo de acessório de ajuste, sejam óculos ou lentes, consulte periodicamente seu oftalmologista para identificar e indicar qual o melhor tratamento para seu caso. Para nós da LentesdeContatoNet, sua saúde é de suma importância.

Entenda o que é Miopia

Problemas de miopia podem ocorrer ainda durante a infância e adolescência e se estabilizar durante a vida adulta, ainda que exista também chance de aumentar. Isso ocorre porque a disfunção, que é uma condição hereditária, causa um ligeiro alongamento nos olhos, fazendo com que os raios de luz sejam focados antes na retina, causando dificuldades para enxergar de longe.

Os sintomas da Miopia

Identificar os problemas de miopia é algo relativamente fácil, já que seus sintomas são bem aparentes, como a dificuldade para enxergar objetos distantes, visão bastante borrada, apertar os olhos para tentar enxergar com nitidez, fadiga ocular e principalmente fortes dores de cabeça decorrentes dos fatores citados anteriormente.

Entenda o que é astigmatismo

O astigmatismo causa irregularidades no formato da córnea dos olhos, sendo a principal a forma oval. Essa distorção provoca um erro refrativo que distorce a luz quando ela entra nos olhos causando a formação de múltiplos pontos focais, quando o normal seria que houvesse apenas um único ponto de foco na retina.

Sendo assim, o astigmatismo causa dificuldades para enxergar objetos nas duas distâncias, de perto e de longe.

A falta de cuidados e tratamento adequado para essa condição pode causar danos graves e irreversíveis aos olhos, como a ambliopia, também conhecida como olho preguiçoso e até mesmo a perda da visão. Por isso, a consulta periódica e os tratamentos são tão importantes.

Os sintomas do Astigmatismo

Os principais sintomas – e os mais aparentes – do astigmatismo são visão embaçada, dificuldade para enxergar de perto (dificuldades para ler livros, ou mesmo a tela do celular) e dificuldade para enxergar de longe (placas de rua/estrada), dores de cabeça, dores nos olhos e cansaço ocular, hipersensibilidade à luz (também chamada de fotofobia) e vertigem.

Como sei se tenho qualquer um dos dois problemas?

Caso você esteja sentindo qualquer um dos sintomas apresentados anteriormente e não faz uso de nenhum acessório corretivo para a visão, o ideal é verificar e coletar um diagnóstico com um médico oftalmologista de confiança. Existem diversos exames que podem diagnosticar seu caso, ainda sim, os mais comuns, utilizados e de confiança são os de pressão intraocular, de refração e de fundo de olho.

Caso esses exames comprovem a necessidade de um corretivo para sua visão, o uso do corretivo deve ser feito de forma imediata e o tempo estimado para o grau, tanto de miopia quanto de astigmatismo, para se estabilizar pode variar de pessoa para pessoa. Se em um intervalo de 6 meses a 1 ano não houver alterações, o grau é considerado estabilizado, ainda sim, é importante ter um acompanhamento médico.

Os tratamentos para Miopia e Astigmatismo

Antes de tudo, é preciso saber que existem tratamentos simples e longos, além de outros mais caros ou invasivos, porém de resultados mais ligeiros. Um deles (o mais antigo, comum e usado) é o uso dos óculos de grau.

Outra opção, também muito usada, recomendada e de custo baixo são as lentes de contato em gelatinosas. As duas opções são acessíveis e práticas. A terceira opção é a cirurgia refrativa, recomendada normalmente para pessoas a partir dos 21 anos de idade e que já possuem alto grau de miopia ou astigmatismo.

E aí, o achou deste texto? Quer saber mais sobre outras condições e problemas de visão como a hipermetropia? Então confira nosso blog LentesdeContato.Net e entenda tudo sobre esse e outros assuntos do mundo da oftalmologia!

Deixe um comentário