Entenda o que é astigmatismo e seus tratamentos!

Um das condições oftalmológicas mais comuns entre toda população mundial, ao lado também da miopia e hipermetropia, o astigmatismo é causado por diversas características de má formação ocular, seja no nascimento ou ao longo da vida, e pode causar alguns problemas sérios de dor e danos maiores na visão se não tratados apropriadamente.

O astigmatismo é normalmente resultado de alguns fatores que vão sendo adquiridos ao longo da vida. Esses fatores são de fácil reconhecimento e resolução já que diversos sintomas vão aparecendo conforme o astigmatismo avança, ou seja, com um diagnóstico profissional é possível ajudar a melhorar a visão e a convivência com a condição.

Pensando nisso e em você que tem a preocupação em resolver o problema e tentar diminuir os danos, a LentesdeContato.Net listou algumas informações e dicas bem legais para entender melhor essa condição e te ajudar a lidar com ela. Muito menos complicada de se entender do que parece, o astigmatismo é também muito simples de se tratar com diagnóstico profissional certo.

Mas, afinal de contas, o que é astigmatismo?

Essa condição chamada astigmatismo é resultado de uma alteração física na curvatura da córnea (Tecido transparente que fica na parte da frente do olho e permite a entrada da luz, ou seja, a entrada das imagens). Essa alteração na córnea causa desfoque na imagem que o olho recebe, podendo ser essa imagem muito ou pouco distorcida dependendo do tamanho da curvatura.

Essa condição acaba causando uma dificuldade grande em enxergar objetos observados de perto e de longe e podem estar associados a outras duas condições muito comuns, a miopia e/ou hipermetropia, a dificuldade de enxergar de longe e a dificuldade em enxergar de perto, respectivamente.

São diversas as causas do astigmatismo, e muitas delas podem estar associadas com condições que vão desde o nascimento ou que são desenvolvidas/adquiridas ao longo da vida. Causas como doenças oculares, cirurgias oculares (corretivas ou curativas) e até mesmo lesões nos olhos (seja por algum acidente, ou mesmo fator ambiental) podem causar irregularidades na córnea gerando o problema.

Astigmatismo regular e irregular

Sabendo que essa condição é um problema físico que causa irregularidades na curvatura da córnea provocando a dificuldade em focar imagens de maneira apropriada, tanto distantes quanto de perto, e causando também diversos problemas como dor de cabeça, o astigmatismo acabou sendo dividido em duas categorias distintas chamadas de Regular e Irregular.

O meridiano do olho é uma medida criada para determinar a orientação de imagens na córnea, a medida é como uma linha imaginária que atravessa o olho e vai do centro da pupila até a parte interna traseira do globo. Alterações nessa linha perpendicular determinam se a pessoa tem astigmatismo regular ou irregular.

O tipo mais comum é o astigmatismo regular, que causa imagens embaçadas e normalmente dores de cabeça. Esse tipo de astigmatismo é causado por uma curvatura da lente do olho ou na córnea. Nessa condição os meridianos ficam sempre em 90 graus um do outro.

Já no astigmatismo irregular, os meridianos não estão uniformes e não são perpendiculares entre eles, ficando separados ou em um ângulo diferente de 90 graus. Essa condição, em comparação ao regular, é mais incomum.

E quais são os sintomas do Astigmatismo?

Os principais sintomas do astigmatismo, além da visão embaçada ou distorcida, independente da distância do objeto, são dores de cabeça, tensão ocular, estrabismo e irritação ocular.

Dores de cabeça e desconforto durante a leitura, seja de celular ou livro, enquanto assiste algo na TV, por exemplo, a necessidade de “apertar” os olhos para enxergar, fotossensibilidade e confusão entre números e letras muito semelhantes também são sinais fortes da condição.

Como corrigir o Astigmatismo?

Uma das melhores maneiras, e certamente a mais comum dentre todas elas, é com o uso de óculos corretores, também conhecidos como óculos de grau. Óculos para astigmatismo contêm lentes cilíndricas com espessuras diferentes em sua superfície, que ajudam a compensar o formato da córnea, ou seja, corrigem o formato da córnea e melhorando a imagem quando chega no olho.

Outra maneira muito prática e também bastante usada são as lentes de contato. As lentes funcionam basicamente da mesma forma que os óculos e melhoram a imagem usando o mesmo processo de correção e assim como a lente de um óculos, quanto maior o grau do astigmatismo, mais grossa será a lente.

Entre os tratamentos, o mais invasivo, porém o mais eficiente a longo prazo, é a cirurgia corretiva. A cirurgia corrige a condição por meio de uma remodelagem da córnea por laser ou lente intraocular.

Essa cirurgia pode ser feita através de três métodos cirúrgicos diferentes chamados LASIK, PRK (Photorefractive Keratectomy) e SMILE (Small Incision Lenticule Extraction). Ainda que seja a mais invasiva, essa é a maneira que mais possibilita uma visão normal sem a necessidade de utilização de óculos ou lentes.

A mais comum dentre os três tipos de cirurgia, o LASIK é indicada para qualquer outra correção de visão, possibilitando a melhora tanto com miopia quanto hipermetropia também.

No método PRK é feita uma raspagem na córnea utilizando um laser emissor de luz ultravioleta para a correção.

Já no método SMILE o procedimento que menos altera a estrutura da córnea em si, reduzindo drasticamente as chances de efeitos colaterais e apresentando ótimos resultados pós cirúrgicos.

Independente se a escolha pela correção dessas condições seja feita pelo uso de óculos, lentes de contato ou cirúrgicas, é preciso sempre que seja feita uma consulta ao oftalmologista. Somente um profissional responsável pela área pode receitar qualquer um dos métodos de tratamento. Faça sua consulta e verifique se existe algum problema de visão ou não, nunca tome decisões desse tipo por conta própria. Você pode pôr em risco sua saúde.

Gostou do nosso texto? Quer saber mais sobre outras condições e problemas de visão como miopia e hipermetropia? Então confira nosso blog LentesdeContato.Net e entenda tudo sobre esse e outros assuntos do mundo da oftalmologia!

Deixe um comentário