Conhecida popularmente como ‘vista cansada’, a presbiopia é uma disfunção natural associada ao envelhecimento e que causa alteração na visão e uma dificuldade progressiva de focar nitidamente em objetos a curta distância, que estejam próximos ao rosto. Os sintomas da presbiopia costumam aparecer efetivamente entre os 40 e 45 anos de idade, podendo atingir a sua intensidade máxima por volta dos 65 anos.
Na presbiopia, a imagem que é enviada até a área interna do olho acaba chegando de maneira alterada e formando-se atrás da retina, uma anomalia de erro refrativo, ao contrário de um olho saudável em que a a imagem se forma ainda na própria retina. Essa condição provoca problemas de visão e muitos incômodos relacionados ao cansaço ocular, a dificuldade para ler letras pequenas, a visão desfocada, entre outros.
Ainda que seja uma disfunção desagradável e bastante incômoda, o problema pode ser resolvido de maneiras muito simples. Após o diagnóstico de um profissional oftalmologista, podem ser necessários o uso de óculos corretivos, lentes de contato para presbiopia, administração de medicamentos e até mesmo a realização de uma cirurgia a laser. Todas a medidas ajudam a aliviar os sintomas e manter a saúde de seus olhos sempre em dia!
Atenção aos sintomas de presbiopia!
O termo presbiopia, que é também popularmente conhecida como síndrome do braço curto, tem origem nas palavras gregas ‘présbys’ (velho, ou homem velho) e óps (olho) e está diretamente relacionado ao envelhecimento dos olhos, fenômeno que acarreta a perda considerável de elasticidade e um enrijecimento do cristalino. Esse esforço ocular que a presbiopia exige acaba causado a fadiga ocular.
Outros dos sintomas que podem aparecer são a dificuldade na leitura de letras pequenas, forçando segurar o material de leitura mais longe para conseguir enxergar algo corretamente, dores de cabeça, cansaço e ardor nos olhos, sensação de pálpebras pesadas, dificuldade na visão em lugares com baixa luminosidade e visão momentaneamente turva durante a transição entre as visões de perto e de longe.
Esses sintomas podem ser escondidos, ou mesmo não percebidos caso a pessoa esteja sob luz natural. Da mesma forma que outros imperfeições refrativas, a presbiopia torna-se menos visível a luz do sol, já que uma das ações naturais da pupila é reduzir seu diâmetro quando exposta a ambientes com maior iluminação.
Conheça também a melhor forma de identificar e tratar a síndrome do olho seco!
É possível ter presbiopia e miopia ao mesmo tempo?
Apesar de serem dois erros refrativos diferentes, ambas as condições podem existir simultaneamente. A presbiopia é um erro refrativo causado pela perda de flexibilidade do cristalino no olho, enquanto a miopia é uma um problema relacionado ao formato do olho.
Quando diagnosticados juntos, as disfunções acabam por se “completar” na visão, e por um tempo limitado, causam ao portador uma sensação de melhora para enxergar de forma mais nítida e confortável, inclusive quando falamos sobre ler e escrever a distâncias longas ou curtas.
Ainda sim, essa é uma situação temporária. Devido ao processo de envelhecimento, as duas disfunções continuarão a aumentar com os anos, sendo necessária a utilização de lentes corretoras ou, para determinados casos, até mesmo uma cirurgia.
Como retardar a presbiopia?
Sendo um problema natural de visão que está ligado diretamente ao envelhecimento dos olhos, não é impossível evitar que ele ocorra, mas com certos cuidados de rotina é possível atrasar sua chegada:
- Durante a leitura de um bom livro ou durante uma maratona mais extensa de estudo, evite ambientes com pouca iluminação,
- Precisa digitar algo mais demorado no computador ou no celular? Aumente o tamanho da fonte do texto e a luminosidade da tela;
- Busque sempre por monitores com antirreflexo para o trabalho;
- Faça visitar regulares a um oftalmologista!
A cirurgia corretiva
Uma outra forma bem eficiente de correção da presbiopia, porém um pouco mais invasiva, são as cirurgias corretivas, que também são conhecidas como cirurgia refrativa a laser, ou facoemulsificação com lentes multifocais. Uma das principais vantagens dessa técnica é que ela também corrigi, além da presbiopia, outras disfunções como a miopia, hipermetropia e o astigmatismo. Para os casos onde a cirurgia é recomendada, essa é um excelente forma de corrigir o problema.
Se você já tem ou está perto dos 40 anos de idade, aproveite as dicas e faça uma visita a seu oftalmologista. Mesmo que não exista nada que possa impedir o surgimento dessa disfunção, é possível tratar e cuidar para que seus olhos funcionem perfeitamente por mais tempo.
Bom, agora que você já sabe o que é como se preparar para a chegada da presbiopia, continue com no blog LentesdeContato.net e aproveite para conferir também nossos textos sobre os sintomas da miopia e a melhor forma de tratar e identificar o astigmatismo!
Gostei bastante, foi muito esclarecedor