Uso prolongado de lentes de contato: por que evitar?

As lentes de contato foram criadas como alternativa ao uso de óculos e tornam o dia a dia das pessoas mais prático. Embora existam modelos que possam ser usados por longos períodos, é importante atentar-se para as consequências que o uso prolongado de lentes de contato pode trazer para a visão.

Mesmo os usuários mais frequentes precisam observar a qualidade das lentes e fazer revisões periódicas, além, é claro, de seguir à risca a recomendação da lente que escolheu usar.

Se você está usando lentes de contato pela primeira vez, recomentamos a leitura do nosso post com 10 dicas para usar a lente de contato corretamente. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o uso prolongado de lentes, nós elencamos os motivos para evitar esse tipo de uso e algumas boas práticas para evitar problemas. Confira a seguir.

Posso usar lente de contato o dia todo?

Um ponto importante para garantir a saúde da sua visão é que seus olhos tenha um tempo para respirar e descansar sem as lentes de contato. Por isso, o recomendado é usá-las entre 8 até 12 horas por dia.

Isso porque, com o passar do tempo, as lentes de contato armazenam de forma natural depósitos e proteínas justamente por serem expostas e ficarem nos olhos. Os acúmulos junto à espessura da lente prejudicam a quantidade de oxigênio que chega à córnea. Então, quanto mais acúmulo, menos oxigênio nos olhos. Como a córnea não tem circulação sanguínea, ela precisa de oxigênio para funcionar bem.

A falta de oxigenação tem consequências graves que, em longo prazo, contribuem para uma baixa visual ou evoluam para a necessidade de um transplante de córnea.

O que acontece se usar lente de contato por muito tempo?

Como adiantamos anteriormente, o uso prolongado de lentes de contato, sem as manutenções necessárias, pode trazer consequências para a saúde ocular. Veja a seguir as principais consequências negativas ao se utilizar lentes sem seguir a orientação correta:

  1. Maior acúmulo de micro-organismos nos olhos;
  2. Favorece inflamações corneanas, justamente pelo acúmulo indevido nos olhos;
  3. Quanto maior o tempo, com lente, maior será a dificuldade de oxigenação do ar;
  4. A baixa oxigenação de ar faz com que a córnea não funcione de forma saudável, já que ela não tem circulação sanguínea;
  5. Pode causar dor, vermelhidão e reações alérgicas

São muitos os riscos quando falamos sobre o uso prolongado de lentes de contato. Um estudo realizado na China e publicado no periódico Eye levantou que a ceratite infecciosa, também conhecida como úlcera das córneas, está entre as 5 doenças que causam baixa visão e cegueira no mundo.

Essa doença está bastante relacionada ao mau uso de lentes de contato, justamente por conta do acúmulo de micro-organismos nos olhos, por isso é tão importante usar as lentes conforme o indicado.

Dormir com lente de contato faz mal?

Sim! Pense que, além da lente de contato que, de certa forma segura um pouco a oxigenação do olho, a pálpebra fechada ajuda a reduzir ainda mais a oxigenação, o que pode prejudicar o processo de entrada de ar. Então é recomendado pelos médicos especialistas que não se durma com lente de contato.

Como evitar problemas com o uso prolongado de lentes de contato?

Como a tecnologia permite criar lentes de contato avançadas e quase imperceptíveis, é natural que os pacientes não consigam perceber um problema nos olhos, já que as lentes são mais gelatinosas e flexíveis.

Separamos algumas dicas para evitar possíveis problemas devido ao uso excessivo de lentes de contato. Seja você iniciante ou uma pessoa que usa lentes recorrentemente, os próximos tópicos vão te ajudar a manter a saúde da sua visão usando lentes de contato.

Faça uma revisão de rotina

Mesmo que você não tenha queixas sobre o uso de lentes de contato é importante fazer uma revisão de rotina com o oftalmologista, principalmente devido ao conforto que as lentes mais modernas trazem.

Siga as orientações do fabricante

É importante utilizar a lente de acordo com a data de validade e outras indicações feitas pelo fabricante, mesmo que elas aparentem estar em boas condições de uso.

Faça a higienização diariamente de forma adequada

É importante lavar bem as mãos e secar com papel toalha antes do procedimento de colocar ou retirar as lentes. Evite limpar as lentes com água da torneira, use apenas produtos indicados para a limpeza de lentes. Além disso, é importante também limpar bem o estojo com esses produtos específicos e trocá-lo pelo menos a cada 3 meses.

Tome cuidado em ambientes aquáticos

Ao sair para se divertir em ambientes aquáticos como praias, rios e piscinas não abra os olhos dentro da água e, de preferência, faça o uso de óculos de proteção.

Evite usar lentes em saunas

O ambiente de saunas fechadas é bastante propício para reações alérgicas ou contaminação das lentes de contato, por o uso em esses locais é contraindicado.

Cuidado especial na hora de usar maquiagem

O indicado é colocar as lentes de contato antes de começar a se maquiar e retirar antes de fazer a limpeza do rosto com demaquilante.

Atente-se aos sintomas e procure orientação médica

Ao perceber qualquer incômodo – sensação de olho sujo com cisco, vermelhidão, secreção – retire as lentes imediatamente e fale com um oftalmologista imediatamente. Ele indicará os próximos passos e os tratamentos específicos.

Existem vários tipos de lentes de contato de longa duração, inclusive com modelos que permitem usá-las até 30 dias seguidos. Mas lembre-se sempre das recomendações ideais de uso e dos cuidados para evitar a contaminação e problemas futuros.

Por isso é tão importante ter uma conversa com o oftalmologista e seguir as orientações dele e do fabricante. Assim, você evita problemas e pode usar sua lente por muito mais tempo.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim! Recomendamos a leitura do nosso post com dicas de saúde para ajudar a proteger os olhos, para você estar sempre em dia com a saúde da sua visão. Até o próximo post!

Deixe um comentário