Lente de contato rígida ou gelatinosa? Conheça a diferença!

Lente de contato rígida ou gelatinosa? Conheça a diferença!

A necessidade de ajuste de visão por meio de acessórios corretores não é algo novo. Há pelo menos mais de um século, o uso de óculos corretivos é feito em massa sendo uma das mais populares formas de correção de erros refrativos. Ainda sim, mesmo sendo tão popular, os óculos tem dado espaço a outro método tão eficaz quanto e que possibilita ainda mais a liberdade do usuário em suas atividades diárias: as lentes de contato.

As lentes de contato podem ser encontradas para venda em diversos tipos, como lente esférica (para miopia e hipermetropia), lente tórica (para astigmatismo), lente multifocal (para presbiopia) e lentes coloridas (com e sem grau). Essas lentes são fabricadas em dois tipos de materiais e são chamadas de lentes rígidas e lentes gelatinosas.

As diferenças entre as duas são significativas e cada uma exerce uma função nos olhos, não somente a correção da visão, mas também em relação ao olho proporcionando mais conforto ou correção física no globo ocular. Se você usa óculos e pretende mudar para as lentes, é preciso levar em consideração todos esses tipos e avaliar, junto a um médico especialista, qual a melhor opção, ou mesmo qual você pode ou não usar e se pode fazer uso de alguma delas.

Para entender melhor, e para que você saiba exatamente quais as diferenças entre esses dois tipos, a LentesdeContato.Net vai explicar para você o que são, lentes rígidas e lentes gelatinosas, e te ajudar a compreender melhor para qual cada uma é usada.

O que são lentes de contato rígidas?

Lentes de contato rígidas, como o próprio nome diz, são lentes com pouca ou nenhuma maleabilidade, ou seja, pouco flexíveis, ainda sim, são leves e permeáveis a gases (que permitem que o oxigênio chegue normalmente à superfície do olho). Originalmente, essas lentes eram produzidas de vidro, mas passaram a ser fabricadas em material acrílico com o passar do tempo e com o desenvolvimento da tecnologia, hoje são feitas de polimetilmetacrilato (PMMA) e fluorcarbono.

Esse tipo de lente é encontrado em variados tamanhos chamados de esclerais, corneanas e micro-corneanas, cada tamanho cumpre uma função corretiva diferente, sendo as lentes esclerais as maiores. Esse tipo de lente se apoia na parte branca do olho, chamada albugínea ocular, causando menor atrito sobre a córnea e sendo o tipo mais confortável entre as lentes rígidas.

As lentes rígidas são costumeiramente utilizadas no tratamento e correção de ceratocone, condição em que o tecido transparente na superfície anterior do olho, a córnea, se curva formando uma ‘ponta’ alterando drasticamente o formato da córnea. Essas lentes também proporcionam uma vantagem em relação a sua higienização, já que são mais fáceis de limpar e ainda podem ser utilizadas por muito mais tempo.

Lentes de contato gelatinosa

O tipo mais comum a venda atualmente são as lentes de contato gelatinosas. Esse tipo de lente, além de muito comum, também costumam ser mais baratas em comparação às lentes rígidas. As lentes gelatinosas são fabricadas em hidrogel e silicone hidrogel e permitem maior oxigenação na região da córnea fazendo com que haja menor necessidade de hidratação nessa região do olho).

Elas também pode ser ser encontradas em vários tipos e tem funções específicas servindo na correção de problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo –também conhecida como lente tórica, específicas para casos de correção de astigmatismo.

Esse tipo de lente exige alguns cuidados mais aprimorados de limpeza. Por serem do tipo gelatinosas, seu material tem duração de tempo e uso específicos, podendo ser encontradas no mercado em variações de uso diário, quinzenal, mensal e anual. Esse último tipo, também chamado de ‘lente permanente’, exige um processo de conservação que leve em conta todos os cuidados utilizados nos outros tipos.

Por serem descartáveis, e por exigirem maior controle na limpeza, essas lentes também oferecem menor risco de infecções, possibilitando um uso mais prático e maior conforto ao usuário, já que são bem mais maleáveis. Outro tipo muito comum de lente gelatinosa são as lentes coloridas. Essas lentes podem ser encontradas com e sem grau e são utilizadas para fins estéticos, tanto vaidosos como corretivos.

Os cuidados com suas lentes

Ambos os tipos necessitam de limpeza adequada, não somente para garantir que as lentes tenham vida útil prolongada e se mantenham sempre funcionais, mas principalmente para garantir a saúde dos olhos e da visão. Pensando nisso, separamos algumas dicas de cuidados essenciais que devem ser seguidos à risca:

  • Evite usar suas lentes por tempo maior que o indicado na embalagem e também evite a todo custo dormir com suas lentes. O uso prolongado das lentes pode causar danos nas córneas, como infecções, sendo alguns desses danos permanentes.
  • Não tome banho usando as lentes, seja chuveiro e principalmente piscina e mar. O cloro da água do chuveiro pode causar irritação e coceira, já as soluções usadas na água da piscina e a água do mar podem causar desde conjuntivites e infecção da córnea.
  • Leia com atenção as instruções de limpeza na embalagem de suas lentes de contato. Higienize as lentes com solução de limpeza multiuso específica para lentes rígidas e gelatinosas e sempre, ao colocar e retirar, lave muito bem as mãos e o rosto para evitar contaminação entre a córnea e a lente. Mantenha os estojos de lentes sempre muito limpos e troque o recipiente caso seja preciso. E nunca se esqueça, respeite sempre o prazo de validade apresentado na embalagem!

Para garantir o uso saudável de suas lentes é preciso respeitar todos os cuidados necessários, sendo que todas essas instruções são válidas basicamente para ambos os tipos de lentes. Outra dica é nunca usar nenhuma delas sem a indicação e prescrição de um oftalmologista. Faça seus exames e se necessário peça o uso das lentes.

E aí, o que achou desse texto? Incrível, não? Quer conhecer mais sobre outras condições e problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo? Então fique mais um pouco aqui no LentesdeContato.Net e entenda tudo sobre esse e outros assuntos do mundo da oftalmologia! Siga-nos também nas redes sociais e receba toda semana as novidades do blog!

Deixe um comentário